Windows 10: Verificar drivers e configurações de Wi-Fi.

fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/4000460

Veja a seguir itens específicos que você pode verificar no Windows para ajudar a solucionar problemas com o Wi-Fi.

Versão do driver de Wi-Fi

Instalar o driver mais recente para o dispositivo é normalmente a melhor política, pois ele tem todas as correções mais recentes para seu dispositivo. No entanto, continuar a usar um driver mais antigo às vezes é melhor, porque os mesmos arquivos de driver são usados para diferentes modelos de computador, mas o funcionamento nem sempre é conforme o esperado.

Se você estiver tendo problemas com sua conexão Wi-Fi e achar que não seja algo em sua casa, verifique se tem o driver mais recente instalado para o adaptador de rede sem fio.

Para verificar os drivers mais recentes

  1. Na caixa de pesquisa ao lado do botão Iniciar  na barra de tarefas, digite gerenciador de dispositivos e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  2. No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
  3. Pressione e segure o nome do adaptador de rede (ou clique com o botão direito) e selecione Atualizar Driver > Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. Siga as etapas e selecione Fechar.

    Se um novo driver for encontrado, ele será baixado e instalado automaticamente.

  4. Depois de instalar o driver atualizado, selecione o botão Iniciar  > Ligar/Desligar  > Reiniciar se for solicitado e veja se isso corrige o problema de conexão.

Se um novo driver não for encontrado, procure no site do fabricante do dispositivo o driver mais recente, baixe-o e instale-o manualmente. Para saber como fazer isso, consulte Corrigir problemas de conexão de rede.

Se você instalar um novo driver de adaptador de rede e sua conexão Wi-Fi piorar depois disso, é possível reverter o driver para a versão anterior. (Para saber como, consulte Corrigir problemas de conexão de rede.) O mesmo é verdadeiro se você já tiver o driver mais recente e quiser usar uma versão mais antiga do driver.

Configurações de driver sem fio

Os fabricantes de adaptadores sem fio podem ter configurações avançadas diferentes que podem ser alteradas com base em seu ambiente de rede ou preferências de conexão.

Verifique a configuração Modo sem Fio para o adaptador de rede e certifique-se de que ela corresponda aos recursos da rede à qual você está tentando se conectar. Se não houver correspondência, você não conseguirá se conectar, e a rede pode não ser exibida na lista de redes disponíveis. Com frequência, o Modo sem Fio será definido como Automático ou algo semelhante por padrão, o que habilita a conexão de todos os tipos de rede compatíveis.

Para encontrar a configuração do modo sem fio

  1. No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede e clique duas vezes no nome do adaptador de rede.
  2. Selecione a guia Avançado e procure uma configuração de Modo sem Fio. Verifique se ela está definida como o modo que sua rede está usando.

Perfil de Wi-Fi não corresponde

O Windows usa o perfil de Wi-Fi para salvar as configurações necessárias para se conectar a uma rede Wi-Fi. Essas configurações incluem o tipo de segurança de rede, a chave, o nome da rede (SSID), etc. Se não conseguir se conectar mais a uma rede Wi-Fi que você conseguia antes, é possível que as configurações de rede tenham sido alteradas ou o perfil esteja corrompido.

Para corrigir isso, remova (ou “esqueça”) a conexão de rede e reconecte-se à rede. Quando você esquece uma conexão de rede, ela remove o perfil de rede Wi-Fi do computador.

Para esquecer uma rede

  1. Selecione o ícone Rede Wi-Fi  no lado direito da barra de tarefas e depois selecione Configurações de Rede e Internet.
  2. Selecione Wi-Fi , em seguida, selecione Gerenciar redes conhecidas.
  3. Selecione a rede que você deseja esquecer e selecione Esquecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =