Corrigir problemas de conexão de rede no Windows 10!

 fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/10741/windows-10-fix-network-connection-issues

Se você está com problemas para se conectar a uma rede e não consegue se conectar à Internet, aqui estão algumas opções que pode tentar no Windows 10.

Coisas para tentar primeiro

Primeiro, faça o seguinte para tentar corrigir ou restringir o problema de conexão.

  • Confira Por que não consigo me conectar? e tente algumas das etapas básicas de solução de problemas apresentadas.
  • Reinicie o modem e o roteador sem fio. Isso ajuda a criar uma nova conexão com seu provedor de serviços de Internet (ISP). Quando você fizer isso, todos os que estiverem conectados à sua rede Wi-Fi serão desconectados temporariamente.
    Os passos para reiniciar o modem e roteador podem variar, mas aqui estão as etapas gerais:

    1. Desconecte o cabo de alimentação do roteador da tomada.
    2. Desconecte o cabo de alimentação do modem da tomada.

      Alguns modens têm uma bateria de backup. Então, se você desconectar o modem e as luzes permanecerem acesas, remova a bateria do modem.

    3. Aguarde pelo menos em torno de 30 segundos.

      Se tiver sido necessário remover a bateria do modem, recoloque-a.

    4. Ligue o modem na fonte de alimentação. As luzes no modem piscarão. Aguarde até que parem de piscar.
    5. Ligue o roteador na tomada novamente.

      Aguarde alguns minutos para que o modem e o roteador sejam totalmente ligados. Geralmente, você sabe que estão prontos observando as luzes de status nos dois dispositivos.

    6. No computador, tente se conectar novamente.
  • Gere um relatório de rede sem fio. Esse relatório pode ajudá-lo a diagnosticar o problema ou pelo menos fornecer mais informações para que outras pessoas possam ajudar.
    1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
    2. No prompt de comando, digite netsh wlan show wlanreport.

    Isso cria um arquivo HTML que você pode abrir no navegador da Web a partir do local listado no prompt de comando. Para obter mais informações sobre o relatório de rede e como analisá-lo, consulte Analisar o relatório de rede sem fio em Corrigir problemas de Wi-Fi no Windows 10.

  • Verifique se não há problemas com o modem a cabo ou o ISP (provedor de serviços de Internet).
    1. Se houver, entre em contato com o ISP. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
    2. No prompt de comando, digite ipconfig.

      Procure o endereço IP listado ao lado de Gateway padrão. Se necessário, anote o endereço. Por exemplo: 192.168.1.1

    3. No prompt, digite ping <GatewayPadrão> e pressione Enter. Por exemplo, digite ping 192.168.1.1 e pressione Enter. O resultado deve ser algo parecido com isto:
      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64

      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64

      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64

      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64

      Estatísticas do Ping para 192.168.1.1: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 4ms, Máximo = 5ms, Média = 4ms

      Se o ping tiver êxito e os resultados forem semelhantes aos mostrados acima, mas não for possível conectar o computador à Internet, o problema pode ser com o modem ou seu provedor de serviços de Internet (ISP).

Execute a solução de problemas de rede seguida de comandos de rede

A solução de problemas de rede ajuda a diagnosticar e corrigir problemas comuns de conexão. O uso dessa solução de problemas e a execução de alguns comandos de rede, se necessário, podem ajudá-lo a se conectar.

Para executar a solução de problemas de rede

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Solução de problemas de rede e escolha Identificar e reparar problemas de rede na lista de resultados.
  2. Siga as etapas da solução de problemas e veja se isso corrige o problema.

Se não conseguir resolver o problema de conexão, tente o seguinte:

  • Restaurar a pilha de TCP/IP
  • Liberar o endereço IP
  • Renovar o endereço IP
  • Liberar e restaurar o cache do resolvedor do cliente DNS

Para executar esses comandos de rede em uma janela do prompt de comando

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
  2. No prompt de comando, execute os seguintes comandos na ordem listada e verifique se isso corrige o problema de conexão:
    • Digite netsh winsock reset e pressione Enter.
    • Digite netsh int ip reset e pressione Enter.
    • Digite ipconfig /release e pressione Enter.
    • Digite ipconfig /renew e pressione Enter.
    • Digite ipconfig /flushdns e pressione Enter.
Atualize o driver do adaptador de rede

Um driver do adaptador de rede incompatível ou desatualizado pode causar problemas de conexão. Se você tiver atualizado recentemente para o Windows 10, é possível que o driver atual tenha sido projetado para uma versão anterior do Windows. Verifique se há um driver atualizado disponível.

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione o Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  2. No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
  3. Pressione e segure o nome do adaptador de rede (ou clique com o botão direito) e selecione Atualizar Driver > Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. Siga as etapas e selecione Fechar.
  4. Depois de instalar o driver atualizado, se a reinicialização for solicitada, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar e confira se isso corrige o problema de conexão.

Se o Windows não encontrar um novo driver para o adaptador de rede, acesse o site do fabricante do computador e baixe o driver mais recente do adaptador de rede. Se o computador não conseguir se conectar à Internet, será necessário baixar um driver em outro computador e salvá-lo em um pen drive para poder instalá-lo manualmente em seu computador. Você precisará saber o fabricante do computador e o nome ou o número do modelo.

Para instalar manualmente o driver do adaptador de rede

Siga um destes procedimentos, dependendo do tipo de arquivo que você baixou do site do fabricante do computador:

  • Se você tiver baixado um arquivo executável (.exe), basta clicar duas vezes no arquivo para executá-lo e instalar os drivers. Isso deve ser tudo o que você precisa fazer.
  • Se você tiver baixado os arquivos individuais e se pelo menos um arquivo tiver uma extensão de nome de arquivo .inf e outro tiver uma extensão .sys, faça o seguinte:
    1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione o Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
    2. No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede. (Se não estiver listado, verifique em Outros dispositivos.)
    3. Pressione e segure (ou clique com o botão direito) o adaptador de rede e selecione Atualizar Driver > Procurar software de driver no computador.
    4. Selecione Procurar > selecione o local onde os arquivos de driver são armazenados > OK.
    5. Selecione Avançar > siga as etapas para instalar o driver > Fechar.
    6. Depois de atualizar o driver, se a reinicialização for solicitada, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar e confira se isso corrige o problema de conexão.
Reverta o driver do adaptador de rede

Se você estava conectado e recentemente instalou um novo driver do adaptador de rede, a reversão do driver para uma versão anterior pode ajudar.

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione o Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  2. No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede  > o nome do adaptador de rede.
  3. Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) no adaptador de rede e escolha Propriedades.
  4. Em Propriedades, selecione a guia Driver e, em seguida, selecione Reverter Driver e siga as etapas.
    Se o botão não estiver disponível, não há nenhum driver para reverter.
  5. Depois da reversão para a versão anterior do driver, se precisar reiniciar, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar e veja se isso resolve o problema de conexão.

Se o Windows não encontrar um novo driver para o adaptador de rede, acesse o site do fabricante do computador e baixe o driver mais recente do adaptador de rede. Se o computador não conseguir se conectar à Internet, será necessário baixar um driver em outro computador e salvá-lo em um pen drive para poder instalá-lo manualmente em seu computador. Você precisará saber o fabricante do computador e o nome ou o número do modelo. Para saber como instalar o driver manualmente, consulte a seção anterior.

Desativar os firewalls temporariamente

Às vezes, o software de firewall pode impedir que você se conecte. Para saber se o problema de conexão é causado por um firewall, desative-o temporariamente e tente acessar um site em que você confia.

As etapas para desativar um firewall dependem do software de firewall que você está usando. Confira a documentação do software de firewall para saber como desativá-lo. Não deixe de ativá-lo novamente assim que possível. Quando o firewall está desativado, seu computador fica mais vulnerável a hackers, worms ou vírus.

Se houver problemas para desativar o firewall, faça o seguinte para desativar todos os softwares de firewall em execução no computador. Repetindo: ative o firewall novamente assim que possível.

Para desativar todos os firewalls

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
  2. No prompt de comando, digite netsh advfirewall set allprofiles state off e pressione Enter.
  3. Abra o navegador da Web e acesse um site em que você confia. Confira se você consegue se conectar.
  4. Para ativar todos os firewalls instalados, no prompt de comando, digite netsh advfirewall set allprofiles state on e pressione Enter.

Se você descobrir que o firewall é a causa dos problemas de conexão, entre em contato com o fabricante do software ou acesse o site para verificar se há uma atualização do software disponível.

Desative temporariamente o software antivírus ou de prevenção contra malware

Às vezes, o software antivírus ou de prevenção contra malware pode impedir que você se conecte. Para saber se o problema de conexão é causado pelo software antivírus e de prevenção contra malware, desative-o temporariamente e tente visitar um site em que você confia. Se você descobrir que ele é a causa dos problemas de conexão, entre em contato com o fabricante do software ou acesse o site para ver se há uma atualização do software disponível.

As etapas para desativar o software antivírus ou de prevenção contra malware dependem do software que você está usando. Confira a documentação do software para saber como desativá-lo. Não deixe de ativá-lo novamente assim que possível. Quando o software antivírus ou de prevenção contra malware está desativado, seu computador fica mais vulnerável a hackers, worms ou vírus.

Se você não tem certeza sobre o programa de software antivírus ou de prevenção contra malware que está instalado, talvez o Windows possa descobrir.

Para descobrir qual software antivírus ou de prevenção contra malware está instalado

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Sistema e segurança e selecione Verificar o status do computador e resolver problemas.
  2. Selecione a seta para baixo ao lado de Segurança.
    Se o Windows conseguir detectar o software antivírus, ele estará na lista sob Proteção contra vírus. Para saber qual é o software de prevenção contra malware, procure em Proteção contra spyware e software indesejado.
  3. Se o software antivírus ou de prevenção contra malware estiver ativado, verifique a documentação do software para saber como desativá-lo.

Não deixe de ativar o software antivírus ou de prevenção contra malware assim que possível para garantir que o computador fique mais seguro.

Desinstale o driver do adaptador de rede e reinicie

Se as etapas anteriores não funcionarem, tente desinstalar o driver do adaptador de rede e, em seguida, reiniciar o computador para que o Windows instale o driver mais recente automaticamente. Considere esta abordagem se a sua conexão de rede parou de funcionar corretamente após uma atualização recente.

Antes de desinstalar, verifique se você tem um backup dos drivers. Visite o site do fabricante do computador e baixe o driver do adaptador de rede mais recente. Se o computador não conseguir se conectar à Internet, será necessário baixar um driver em outro computador e salvá-lo em um pen drive para poder instalá-lo em seu computador. Você precisará saber o fabricante do computador e o nome ou o número do modelo.

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione o Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  2. No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
  3. Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) o adaptador de rede e selecione Desinstalar dispositivo > caixa de seleção Excluir o driver deste dispositivo > Desinstalar para confirmar que você deseja desinstalá-lo.
  4. Depois de desinstalar o driver, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar  > Reiniciar.
    Depois que o computador for reiniciado, o Windows vai procurar e instalar automaticamente o driver do adaptador de rede. Verifique se isso corrige o problema de conexão. Se o Windows não instalar um driver automaticamente, tente instalar o driver do backup que você salvou antes da desinstalação.
Usar a restauração de rede para reinstalar dispositivos de rede

Usar a restauração de rede deve ser o último passo a ser experimentado. Considere essa alternativa somente se as etapas acima não conseguirem ajudar você a se conectar.

Isso pode ajudar a resolver problemas de conexão após a atualização de uma versão anterior do Windows para o Windows 10, além de corrigir problemas quando você se conecta à Internet, mas não a unidades de rede compartilhadas. Ele remove todos os adaptadores de rede instalados e as configurações correspondentes. Depois de reiniciar o computador, todos os adaptadores de rede são reinstalados e suas configurações são definidas conforme o padrão.

  1. Selecione o botão Iniciar  e, em seguida, selecione Configurações > Rede e Internet > Status > Restauração de rede.
  2. Na tela Restauração de rede, selecione Restaurar agora > Sim para confirmar.Aguarde seu computador ser reiniciado e veja se isso corrige o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezoito =