App do Google Drive para desktop será aposentado em maio; saiba o que fazer

 Serviço em si não mudará, mas Drive será substituído pelos aplicativos Backup & Sync, para usuários finais, e File Stream, para empresas.

A partir do próximo dia 12 de maio, a versão para desktop do Google Drive vai deixar de funcionar. A empresa de Mountain View já anunciou isso há meses, ainda em 2017, mas agora você realmente terá de fazer algo se usa o serviço de armazenamento na nuvem.

O que está acontecendo com o Google Drive?

O serviço em si do Drive não está mudando, e certamente não deixará de existir. Em vez disso, o Google está substituindo o app do Google Drive para Windows e macOS por um novo aplicativo chamado Backup & Sync.

Na verdade, não há muitas mudanças além do nome: o Backup & Sync traz basicamente os mesmos recursos do Google Drive “antigo” e funciona da mesma maneira.

Esse é o app que você vai querer ter se é um usuário final, independente de usar uma conta gratuita do Google Drive ou de pagar pelo armazenamento extra.

O que eu preciso fazer?

O Google diz que o app antigo do Drive para computadores vai parar de funcionar em 12 de maio. Então se você quer que seus arquivos continuem sincronizando, precisará instalar o novo app Backup & Sync.

Você deverá receber uma mensagem de aviso na próxima vez que ligar o computador, presumindo que não tenha desabilitado o Google Drive de iniciar automaticamente junto com o Windows.

De qualquer forma, você pode baixar o Backup & Sync pelo site do Google. Instalar o aplicativo é tão simples quanto o Google Drive original.

E se eu usar o Google Drive por uma conta corporativa?

Se você usa o Google Apps for Work, então terá de baixar o Drive File Steam, que é voltado para os usuários corporativos.

O app é um pouco diferente do Backup & Sync porque ele aparece como um HD em vez de uma pasta.

Além disso, você pode fazer streaming de arquivos a partir do Google Drive – daí o nome – o que significa que vídeos e outros arquivos grandes não precisam ficar ocupando espaço no HD do seu computador.

Outro recurso extra é a habilidade de visualizar o Team Drives, mas você não pode sincronizar outras pastas como “Meus Documentos” e o Desktop.

A tabela abaixo mostra as principais diferenças entre o Backup and Sync e o Drive File Stream:

Recurso

Drive File Stream

Backup and Sync

Acessar arquivos no My Drive

Sim

Sim

Acessar arquivos no Team Drives

Sim

Não

Streaming de arquivos sob demanda

Sim

Não

Sincronizar apenas determinadas pastas no My Drive

Sim

Sim

Sincronizar apenas arquivos individuais

Sim

Não

Usar apps nativos como MS Word e Photoshop

Sim

Sim

Sincronizar outras pastas, como Documentos ou Desktop

Não

Sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =