Instalação do SQL Server 2017 Express

*Download o SQL Server 2017 Express
fonte: https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=55994

A Microsoft fornece uma edição leve do SQL Server, conhecida como SQL Server Express. Se você teve a oportunidade de ler meu artigo anterior sobre as versões do SQL Server Express, já sabe que o SQL Server Express evoluiu e há três versões diferentes do SQL Server Express que você pode instalar de acordo com suas necessidades.

Nesta dica, veremos as diferentes opções de instalação do SQL Server Express.

Procedimento de instalação do SQL Server Express

Para instalar qualquer edição do SQL Server 2017 Express, primeiro baixe o instalador no link a seguir e selecione seu idioma conforme mostrado na próxima captura de tela.
Screen Capture – Description: Para baixar o instalador, primeiro você precisa especificar o idioma desejado.

Screen Capture - Description: In order to download the installer, first you need to specify your desired language.

Quando você executa o arquivo baixado, o instalador irá abrir uma janela que você pode ver na próxima captura de tela.

Screen Capture 2 - Description: This is how the installer looks like.

Essa janela oferece três maneiras possíveis de instalar o SQL Server Express Edition, que são as mídias básicas, personalizadas e de download. Eu vou te mostrar cada uma dessas maneiras, então continue lendo.

Instalação Básica do SQL Express

Como você pode imaginar pelo nome, essa é a maneira mais fácil de instalar o SQL Server Express Edition. Se você decidir usar essa opção, não será solicitada nenhuma informação de configuração, exceto o caminho de destino a ser instalado, e o instalador fará download e instalará o produto com as configurações padrão e o nome da instância SQLEXPRESS. Como conseqüência disso, no caso de você já ter uma instância do SQL Server Express instalada e usar a instalação básica, a nova instância será denominada SQLEXPRESS01. Portanto, caso você precise de um nome específico para a instância do SQL Server Express, não use a instalação Básica.
Captura de tela 3 – Descrição: o instalador faz o download e instala o produto

Screen Capture 3 - Description: The installer downloads and installs the product.

Quando o processo de instalação terminar, você verá algo semelhante à próxima captura de tela.

Screen Capture 4 - Description: This is what you will see when the installer finishes its work.

Como você pode ver na captura de tela anterior, o instalador fornece dados sobre a instância instalada, como pastas e a string de conexão. Além disso, você tem três botões que da esquerda para a direita são chamados “Conectar agora”, “Personalizar” e “Instalar o SSMS”.

O botão “Conectar agora” abrirá um shell SQLCMD conectado à nova instância e executa SELECT @@ VERSION e deixa o shell aberto para você usar como você pode ver na próxima imagem.

Screen Capture 5 - Description: You can start using your SQL Server Express instance right away after installed.

 botão “Personalizar” executa o instalador avançado para que você possa adicionar ou remover outros recursos. Por fim, o botão “Install SSMS” abre uma janela do navegador da Web para a página da Web Download do SQL Server Management Studio (SSMS).
Opção de instalação de mídia de download para o SQL Server Express

Download Opções de Media de Instalação para SQL Server Express

Você pode baixar os arquivos de instalação do SQL Server Express, caso precise instalar o SQL Server Express em um computador sem conexão com a Internet. Nesse caso, será solicitado o idioma dos arquivos do instalador, o local da pasta de download e o tipo de pacote do instalador que você deseja baixar.

Você pode selecionar entre as seguintes opções:

  •     Express Core (294 MB): somente o SQL Server Engine
  •     Express Advanced (732 MB:) Mecanismo do SQL Server, Serviços de Texto Completo e Reporting Services
  •     LocalDB (46 MB): Versão leve do Express Edition que é executada no modo de usuário.
Screen Capture 19 - Description: You can download the SQL Server Express installation files.

Instalação Personalizada SQL Server Express

O procedimento de instalação personalizada é a escolha certa se você quiser escolher quais recursos deseja instalar. Você será solicitado a fornecer algumas opções de configuração, pois esse procedimento de instalação é mais detalhado que a opção Básica.

A primeira pergunta que você terá que responder é o local desejado para os arquivos do instalador. Leve em consideração que você precisará de 283 MB de espaço livre apenas para baixar o instalador. O espaço para a instalação do SQL Server Express não está incluído nesses 283 MB.

Screen Capture 6 - Description: You must specify a folder for the downloaded files.

Depois que o download for concluído, o instalador iniciará o Centro de Instalação do SQL Server. Na imagem a seguir, você pode ver que não está limitado a instalar uma nova instância do SQL Server Express ou adicionar recursos a uma instalação existente. Ele permite que você baixe e instale o Reporting Services, as Ferramentas de Gerenciamento do SQL Server, as Ferramentas de Dados do SQL Server e faça upgrade de uma versão anterior do SQL Server Express.

Screen Capture 6 - Description: SQL Server Installation Center.

Quando você optar por instalar uma nova instância, primeiro será perguntado se você concorda com os termos da licença e, claro, se deseja continuar instalando.

Screen Capture 7 - Description: Rule checking.

Por fim, você verá a visualização Feature Selection, em que você não apenas selecionará os recursos que deseja instalar, mas também especificará as pastas de destino para a instância raiz e os recursos compartilhados.

Screen Capture 8 - Description: You can select the features you want to install.

Após essa etapa, você será perguntado sobre o nome da instância que está instalando.


Screen Capture 9 - Description: With the Custom Installer you are able to select the instance name.

Depois disso, você será solicitado para as contas de serviço e se deseja conceder o privilégio Executar a tarefa de manutenção de volume à conta de serviço do SQL Server para aproveitar a inicialização instantânea do arquivo.

Screen Capture 10 - Description: You must select the service account names.

Na guia Agrupamento, você pode personalizar o agrupamento de instâncias.

Screen Capture 11 - Description: You must select an instance collation.

Continuando com a instalação, você será perguntado se deseja usar o modo de autenticação somente do Windows ou o modo misto. Se você decidir usar o modo misto, deverá digitar uma senha para a conta SA. Além disso, você precisa adicionar usuários ou grupos do Windows como Administradores do SQL Server.

Screen Capture 12 - Description: Authentication Mode Configuration.

Na guia Diretórios de Dados, você deve especificar os diretórios usados ​​pelo SQL Server para armazenar os binários e os dados.

Screen Capture 13 - Description: Setting Up Data Directories.

Na guia TempDB, você deve definir o tamanho do TempDB, o número de arquivos e os diretórios a serem usados ​​para armazenar cada arquivo. Se você se sentir perdido com essas configurações, você pode dar uma olhada na seguinte dica: Práticas recomendadas de configuração do TempDB no SQL Server

Screen Capture 14 - Description: Configuring Tempdb.

A guia “Instâncias do usuário” pergunta se você deseja ativar o recurso “Instâncias de usuários”, que permite que usuários locais que não têm permissão de administrador executem uma instância separada do SQL Server na máquina.

Screen Capture 15 - Description: Configuring User Instances.

A última guia pergunta sobre a ativação da Filestream. Esse recurso é necessário no caso de você querer usar tabelas de otimização de memória. Você pode obter mais informações sobre a Filestream na categoria Dicas do SQL Server FILESTREAM.

Screen Capture 16 - Description: Enabling FILESTREAM.

Caso você esteja instalando o Machine Learning Services, será solicitado o seu consentimento para instalar o Microsoft R Open e o Python. Você deve pressionar o botão Aceitar e continuar com o botão Avançar.

Screen Capture 17 - Description: You must give your consent to install Microsoft R Open and Python.

Finalmente, após essas etapas, o instalador inicia a instalação e, se tudo estiver correto, você verá a seguinte mensagem.

Screen Capture 18 - Description: Screen capture of the end of the installation process.

One thought on “Instalação do SQL Server 2017 Express

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + quinze =