Aprenda a adicionar um certificado digital em seu e-mail

Assinatura digital amplia a credibilidade no uso do e-mail.

fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/05/aprenda-adicionar-um-certificado-digital-em-seu-e-mail.html

Contar com um mecanismo eficiente que contribua para ampliar a segurança na troca de e-mails, além de ser uma boa prática em segurança da informação, também pode reduzir significativamente os riscos de envio e recebimento de mensagens falsas. Além disso, dá uma garantia a mais quando os e-mails têm conteúdo confidencial. Nesta coluna irei falar sobre assinatura digital nos e-mails e sobre criptografia das mensagens usando clientes de e-mail gratuitos.

O uso do e-mail é uma das práticas mais ágeis de comunicação e troca de documentos, adotada largamente por profissionais, estudantes e empresas. Mas é preciso tomar algumas precauções para que o serviço, além de eficiente, seja protegido contra fraudes. Uma alternativa para ampliar a credibilidade no uso do e-mail é a assinatura digital do seu conteúdo. Por se tratar de um conceito amplo, usado em outras áreas que requerem a troca de informações, irei focar a coluna no emprego em mensagens eletrônica.

Como funciona
Para que um e-mail seja assinado digitalmente, é necessário contar com um certificado digital. Por meio dele, será possível assinar digitalmente os e-mails e enviar mensagens criptografadas aos seus destinatários. Ao enviar qualquer mensagem, ela poderá receber a assinatura digital. Porém, para que possa ser validada, o destinatário já deverá ter recebido previamente a chave pública para poder validar autenticidade e a procedência do e-mail.

Obtendo um certificado digital
Existem empresas que oferecem o serviço de certificação digital para necessidades mais complexas. Contar com uma consultoria especializada é providencial. Mas, para muitos casos, o mais apropriado é recorrer a serviços gratuitos que ofereçam a geração de um certificado digital totalmente gratuito. Após a sua obtenção, é necessário configurar o cliente de e-mail para que ele possa ser usado e adicionar assinatura digital nas mensagens.

Neste exemplo, irei usar o certificado digital obtido no site do Comodo. Após o preenchimento do formulário, será enviado um e-mail de confirmação para finalizar o cadastro e disponibilizar o arquivo com o certificado digital.

O site do Comodo adiciona em seu navegador o certificado digital válido, é recomendável que você faça um backup dele para que o arquivo que contém a chave possa ser utilizado em outros programas ou computadores.

Obtendo um certificado digital para ser adicionado nos clientes de e-mail (Foto: Reprodução)
Obtendo um certificado digital para ser adicionado nos clientes de e-mail (Foto: Reprodução)

Adicionando o certificado digital
Para usuários do Outlook 2007, é possível adicionar o certificado digital recém-criado. Para isso, execute o programa. Nas opções de menu clique em Ferramentas>Central de Confiabilidade>Segurança de Email>Importar/Exportar. Localize o arquivo da assinatura digital. Será necessário informar a senha informada na criação do arquivo. Feito isso, se preferir, já pode deixar marcadas as opções de criptografar as mensagens na caixa de saída, assim como enviar a chave pública aos destinatários.

Adicionando certificado digital no Outlook 2007 (Foto: Reprodução)
Adicionando certificado digital no Outlook 2007 (Foto: Reprodução)

O procedimento de configuração no Thunderbird é semelhante ao feito no Outlook 2007. Execute o programa, no menu de topo clique em Ferramentas>Opções>Certificados>Importar. Localize e selecione o arquivo que contém a chave privada e clique em “Ok”.

Adicionando certificado digital no Mozilla Thunderbird (Foto: Reprodução)
Adicionando certificado digital no Mozilla Thunderbird (Foto: Reprodução)

Independente do programa de e-mail e da chave de criptografia escolhida, não existem sistemas 100% imunes a falhas. Mas quanto mais recursos de segurança forem empregados, mais protegidas estarão as suas mensagens eletrônicas

One thought on “Aprenda a adicionar um certificado digital em seu e-mail

  1. As mensagens de email que incluem uma assinatura digital ou criptografada do remetente aparecer neste formato. É normalmente utilizado para o envio de e-mails seguros que só podem ser vistos pelo
    destinatário pretendido.

    e um programa de e-mail (como o Outlook) não manipula as assinaturas digitais, um arquivo P7S pode aparecer como um anexo (smime.p7s) à mensagem de e-mail.

    Definição smime.p7s: mensagem de email que inclui uma assinatura digital; pode ser usado para o envio de e-mails seguros que só podem ser vistos pelo destinatário; verifica que o email é de que ela afirma ser a partir e que o e-mail não foi modificado em trânsito.

    Você pode usar os programas abaixo para abrir este arquivo:

    Microsoft Outlok 2013
    Mozilla Thunderbird
    Apple Mail
    Caixa postal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =