SQL Server Configuration Manager

fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/sql-server-configuration-manager

Para conteúdo relacionado a versões anteriores do SQL Server, consulte SQL Server Configuration Manager.

SQL Server Configuration Manager é uma ferramenta para gerenciar os serviços associados ao SQL Server, configurar os protocolos de rede usados pelo SQL Servere para gerenciar a configuração de conectividade de rede de computadores cliente do SQL Server . SQL Server O Configuration Manager é um snap-in do Microsoft Management Console que está disponível no menu Iniciar ou pode ser adicionado a qualquer outra exibição do Console de Gerenciamento do Microsoft . O Console de Gerenciamento do Microsoft (mmc.exe) usa o arquivo SQLServerManager<versão>.msc (como SQLServerManager13.msc para SQL Server 2016) para abrir o Configuration Manager. Estes são os caminhos para as últimas quatro versões quando o Windows está instalado na unidade C.

SQL Server 2016 C:\Windows\SysWOW64\SQLServerManager13.msc
SQL Server 2014 C:\Windows\SysWOW64\SQLServerManager12.msc
SQL Server 2012 C:\Windows\SysWOW64\SQLServerManager11.msc
SQL Server 2008 C:\Windows\SysWOW64\SQLServerManager10.msc
Observação

Como o SQL Server Configuration Manager é um snap-in do programa Console de Gerenciamento Microsoft e não um programa autônomo, o SQL Server Configuration Manager não aparece como um aplicativo nas versões mais recentes do Windows.

  • Windows 10:
    Para abrir o SQL Server Configuration Manager, na Página Inicial, digite SQLServerManager13.msc (para SQL Server 2016). Para versões anteriores do SQL Server , substitua 13 por um número menor. Clicar em SQLServerManager13.msc abre o Configuration Manager. Para fixar o Configuration Manager na Página Inicial ou na Barra de Tarefas, clique com o botão direito do mouse em SQLServerManager13.msc e clique em Abrir local do arquivo. No Explorador de Arquivos do Windows, clique com o botão direito do mouse em SQLServerManager13.msc e clique em Fixar na Tela Inicial ou Fixar na Barra de Tarefas.

    • Windows 8:
      Para abrir o SQL Server Configuration Manager, no botão Pesquisar, em Aplicativos, digite SQLServerManager<versão>.msc, como SQLServerManager13.msc e pressione Enter.

SQL Server O Configuration Manager e o SQL Server Management Studio usam o WMI (Instrumentação de Gerenciamento do Windows) para exibir e modificar algumas das propriedades de servidor. O WMI fornece uma forma unificada para fazer interface com as chamadas de API que gerenciam as operações de registro solicitadas pelas ferramentas do SQL Server e para fornecer um controle e manipulação melhorados sobre os serviços selecionados de SQL do componente de snap-in SQL Server Configuration Manager. Para obter informações sobre como configurar permissões relacionadas ao WMI, veja Configurar o WMI para mostrar o status do servidor nas ferramentas do SQL Server.

Para iniciar, interromper, pausar, retomar ou configurar os serviços em outro computador usando o SQL Server Configuration Manager, veja Conectar-se a um outro computador (SQL Server Configuration Manager).

Gerenciando serviços

Use o SQL Server Configuration Manager para iniciar, pausar, retomar ou interromper os serviços, para exibir as propriedades de serviço ou para alterar as propriedades de serviço.

Use o SQL Server Configuration Manager para iniciar o Mecanismo de Banco de Dados usando parâmetros de inicialização. Para obter mais informações, veja Configurar opções de inicialização do servidor (SQL Server Configuration Manager).

Alterando as contas usadas pelos serviços

Gerencie os serviços do SQL Server usando o SQL Server Configuration Manager.

Importante

Sempre use as ferramentas do SQL Server , como o SQL Server Configuration Manager, para alterar a conta usada pelos serviços SQL Server ou SQL Server Agent, ou para alterar a senha da conta. Além de alterar o nome da conta, o SQL Server Configuration manager executa configurações adicionais, como definição de permissões no Registro do Windows de modo que a nova conta possa ler as definições do SQL Server . Outras ferramentas como o Gerenciador de Controle de Serviços do Windows podem alterar o nome da conta mas não alteram as definições vinculadas a ela. Se o serviço não puder acessar a parte do registro do SQL Server o serviço pode não iniciar corretamente.

Como benefício adicional, as senhas alteradas com o uso do SQL Server Configuration Manager, SMO ou WMI passam a vigorar imediatamente sem reiniciar o serviço.

Gerenciar protocolos de rede do servidor & cliente

SQL Server Configuration Manager permite configurar protocolos de rede de cliente e servidor e opções de conectividade. Depois que os protocolos corretos são habilitados, normalmente não é preciso alterar as conexões de rede de servidor. No entanto, você pode usar o SQL Server Configuration Manager se precisar reconfigurar as conexões do servidor de modo que o SQL Server escute um determinado protocolo de rede, porta ou pipe. Para obter mais informações sobre como habilitar protocolos, veja Habilitar ou desabilitar um protocolo de rede de servidor. Para obter informações sobre como habilitar o acesso a protocolos por meio de um firewall, veja Configurar o Firewall do Windows para permitir acesso ao SQL Server.

SQL Server O Configuration Manager permite que você gerencie os protocolos de rede de servidor e cliente, incluindo o recurso de impor a criptografia do protocolo, exibir as propriedades do alias ou habilitar/desabilitar um protocolo.

SQL Server Configuration Manager permite que você crie ou remova um alias, altere a ordem em que os protocolos são usados ou exiba as propriedades do alias de um servidor, incluindo:

  • Alias de Servidor –– O alias de servidor usado para o computador ao qual o cliente está se conectando.
  • Protocolo –– O protocolo de rede usado para a entrada de configuração.
  • Parâmetros de Conexão –– Os parâmetros associados ao endereço de conexão da configuração de protocolo de rede.

    O SQL Server Configuration Manager também permite que você visualize as informações sobre as instâncias de cluster de failover, apesar do Administrador de Cluster dever ser usado para algumas ações como iniciar e interromper os serviços.

Protocolos de rede disponíveis

SQL Server dá suporte a protocolos de Memória Compartilhada, TCP/IP e Pipes Nomeados. Para obter informações sobre como escolher protocolos de rede, consulte Configure Client Protocols. SQL Server não dá suporte aos protocolos de rede VIA, Banyan VINES Sequenced Packet Protocol (SPP), Multiprotocol, AppleTalk ou NWLink IPX/SPX. Os clientes que se conectavam anteriormente usando esses protocolos devem selecionar um protocolo diferente para conectar-se com o SQL Server. Você não pode usar o SQL Server Configuration Manager para configurar o proxy de WinSock. Configurar o proxy de WinSock, consulte sua documentação do Servidor ISA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =