Criando uma imagem personalizada do Windows 7

Como utilizar o Windows PE e o ImageX com a finalidade de capturar uma imagem personalizada o Windows 7.

Vamos aos itens que precisamos:

  • Windows AIK instalado. Se não o tiver, faça o download aqui: Windows AIK para Windows 7
  • Um computador de referência com o Windows 7 e todas as alterações, aplicativos e drivers instalado – uma máquina virtual pode ser utilizada também.
  • Um CD e/ou Pendrive para armazenar o Windows PE e ImageX.
  • O DVD e/ou imagem ISO contendo os bits de instalação do Windows 7.

Tendo obtido os itens necessários, vamos aos passos a serem executados para nosso objetivo, ter uma imagem personalizada do Windows 7.

Precisamos primeiramente trabalhar com o Windows AIK para criarmos uma imagem do Windows PE com o Imagex integrado.

Para isso abra Iniciar > Todos os Programas > Microsoft Windows AIK > Deployment Tools Command Prompt – clique com o botão direito e escolha Executar como administrador.

Na janela do Command Prompt execute o comando copype.cmd {Arquitetura} {Destino} – copype.cmd x86 C:\WinPE_x86. A imagem abaixo mostra o comando e seu resultado:

Windows PE Resources Copy

O comando anterior simplesmente copia os bits nativos do Windows PE para D:\WinPE_x86. Este procedimento é utilizado para mantermos a imagem nativa em seu local padrão e manipularmos os bits em outro local de acordo com a nossa necessidade.

Verifique corretamente a plataforma de hardware, se x86 ou x64, que possui e faça o uso da versão do Windows PE correta. Substitua no comando anterior o item {Arquitetura} pelo diretório correto.

Para este exemplo vou utilizar a plataforma x86 do Windows PE para os comandos posteriores.

Retomando, após copiarmos os bits do Windows PE, vamos começar a manipular a imagem.

Podemos manipular uma imagem .WIM tanto com o ImageX quanto pelo DISM. Ambos os utilitários estão presentes no Windows AIK, porém, o DISM já está presente nativamnte no Windows 7.

Execute o comando a seguir para montarmos a imagem do Windows PE:

DISM /Mount-WIM /WIMFile:D:\WinPE_x86\winpe.wim /Index:1 /MountDir:D:\WinPE_x86\mount.

Windows PE Mounted

Agora que temos o Windows PE montado no diretório D:\WinPE_x86\Mount ou o diretório de destino que utilizou, vamos copiar o utilitário do ImageX para dentro da imagem montada.

Use o seguite comando:

copy “C:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe” D:\WinPE_x86\mount\Windows\System32 

Copy Imagex to Windows PE

Nosso próximo passo é criar um arquivo de exclusão para orientar o ImageX que ignore determinados arquivos que podem causar uma falha no processo de captura se estiverem bloqueado por uso.

É importante mencionar que o arquivo wimscript.ini é opcional e o não uso do mesmo não irá interferir no resultado de sua imagem.

Por padrão, o ImageX já ignora determinados arquivos no processo de captura da imagem.

O arquivo é uma recomendação da Microsoft e permite que o ImageX utilize-o para a exclusão de diretórios e/ou arquivo determinados pelo profissional que está contruindo a imagem.

No momento que o ImageX é invocado pelo Windows PE, ele verifica a existência do arquivo Wimscript.ini em seu diretório e o lê para determinar o que precisa ser ignorado.

Abra o Bloco de notas e cole o conteúdo abaixo:

[ExclusionList]
ntfs.log
hiberfil.sys
pagefile.sys
“System Volume Information”
RECYCLER
Windows\CSC

[CompressionExclusionList]
*.mp3
*.zip
*.cab
\WINDOWS\inf\*.pnf

Neste momento, caso houverem outros tipos de arquivos e/ou diretórios a serem excluídos, inclua no corpo do arquivo.

Salve o arquivo no mesmo diretório em que copiou o ImageX anteriormente, em meu caso, D:\WinPE_x86\mount\Windows\System32 com o nome Wimscript.ini.

Neste momento já possuimos o necessário para capturarmos nossa imagem do Windows 7, o Windows PE e o ImageX. Precisamos agora desmontar a imagem do Windows PE e efetivar as alterações.

Utilize o comando:

DISM /UnMount-WIM /MountDir:D:\WinPE_x86\mount /Commit

Windows PE Unmounted and Commited

Agora vamos copiar o arquivo winpe.wim do Windows PE que acabamos de manipular e integrar o ImageX. Utilize o comando:

copy D:\WinPE_x86\winpe.wim D:\WinPE_x86\ISO\sources\boot.wim /y

Copy Windows PE

Precisamos neste momento gerar uma imagem .ISO inicializável do Windows PE para gravarmos em um CD e/ou Pendrive.

Utilizaremos o utilitário OSCDIMG com o comando:

oscdimg -n -h -bD:\WinPE_x86\etfsboot.com D:\WinPE_x86\ISO D:\WinPE_x86\WinPE_x86.iso

Building Windows PE ISO Image

Agora é necessário gravar a imagem WinPE_x86.iso em um CD e/ou Pendrive para podermos iniciar o computador de referência.

Antes de aplicarmos o SysPrep no computador de referência é importante realizarmos algumas ações no sistema operacional de referência:

  1. Limpar os temporários do Internet Explorer.
  2. Remover arquivos e diretórios criados manualmente.
  3. Executar uma Limpeza de Disco.

Um outro detalhe importante no próximo passo é que o processo de instalação da imagem personalizada irá solicitar a criação de um novo usuário. Isto pode significar a criação de uma conta de usuário desnecessária.

Recomendação: Ative a conta Built-in Administrator do Windows 7 e exclua sua conta de usuário. Após efetuar o processo de instalação, crie normalmente sua conta de usuário e efetue o logon com ela.

É possível automatizar o processo de instalação do Windows 7 e que deve ser feito somente após ter sua imagem capturada.

Se você desejar, utilize este outro artigo para ter um processo de instalação não assistido (unattended): Windows AIK – Criando uma imagem de instalação autonoma do Windows 7

No computador de referência, devidamente configurado e com suas aplicações instaladas, abra o Prompt de Comando elevando seus privilégios, Execute então o comando sysprep /oobe /generalize /reboot.

OBS: Se ocorrer algum tipo de erro no processo do SysPrep referente acesso negado e/ou arquivos em uso, verifique os seguintes locais onde os logs da ferramenta são criados para identificar os motivos: C:\Windows\System32\Sysprep\Panther e C:\Windows\Panther.

Neste momento, insira o CD ou Pendrive onde gravou o Windows PE + ImageX para que ao reiniciar seu sistema possa efetuar o boot com ele.

Aguarde o SysPrep executar seus procedimentos, reiniciar o Windows 7 e colocá-lo no estado necessários para ser feita a captura da imagem.

Sysprep /oobe /generalize /reboot

Windows PE loaded

O que você precisa fazer agora é listar os volumes de discos existentes para determinar qual é o volume que será capturado e qual o volume será o destino da imagem capturada.

Você pode armazenar sua imagem no mesmo disco a ser capturado, em um disco externo, uma segunda partição, um segundo disco ou em um local em rede devidamente mapeado.

Para este exemplo, eu tenho um segundo volume local onde armazenarei minha imagem personalizada. Vamos agora utilizar o DISKPART para listarmos os volumes existentes. Digite os seguintes comandos:

  1. diskpart
  2. list disk
  3. select disk 0
  4. list volume

Com estes quatro comandos anteriores iremos verificar a letra atribuída aos volumes que precisamos utilizar pelo Windows PE. Na imagem abaixo podemos verificar que o volume do Windows 7 é o F e o volume que irei utilizar para armazenar a imagem, DEPLOY, possui a letra D.

DiskPart Tool

Digite exit para sair do diskpart para iniciarmos a captura da imagem personalizada do Windows 7.

Execute o comando a seguir para capturarmos a imagem do Windows 7:

imagex /capture Source: Destination:\Install.wim “Windows 7 Ultimate Custom” “Windows 7 Ultimate + Microsoft Office 2010 Professional Plus + Adobe Reader + ESET Smart Security” /compress maximum /flags “ULTIMATE”

ImageX Capture

Neste momento você precisará esperar o processo de captura que levará vários minutos. Vamos aproveitar para entender as partes do comando utilizado anteriormente:

  • ImageX – chama o utilitário
  • /Capture – informa que faremos a captura de um volume
  • Source: – letra atribuída ao volume a ser capturado
  • Destination:\Install.wim – local de destino e arquivo que será criado contendo a imagem personalizada
  • “Windows 7 Ultimate” – nome da imagem a ser colocado no arquivo de informação da imagem
  • “Windows 7 Ultimate +…+ ESET Smart Security” – descrição da imagem
  • /compress maximum – informa ao imagex que comprima ao máximo a imagem final
  • /flags “ULTIMATE” – informação sobre a versão a ser colocado no arquivo de informado da imagem

Se o processo for concluído com sucesso, você receberá a mensagem abaixo:

ImageX Capture Sucessfully

Digite exit para sair do Windows PE e reinicializar seu computador. Aguarde que o processo de inicialização seja feito e as etapas para criar seu usuário, informações de localização, chave de produto, nome do computador, etc. serem concluídas.

Concluímos o processo de captura da imagem, precisamos agora copiar o conteúdo do DVD ou ISO de instalação do Windows 7 para um diretório em seu computador. Copie para onde desejar, por exemplo, C:\Windows7.

Após terminar de copiar os arquivos de instalação do Windows 7, iremos precisar do arquivo que criamos no processo de captura da imagem, em meu caso, D:\install.wim. Copie o arquivo do local que informou no processo para o diretório \sources dentro do diretório que criou para armazenar os bits de instalação do Windows 7.

Não se preocupe com a mensagem de que já existe um arquivo com o mesmo nome, sobre escreva o arquivo nativo pelo arquivo que capturamos anteriormente.

Já temos o que precisamos para criar uma imagem de instalação personalizada. Agora vamos para a etapa final, criarmos uma imagem ISO inicializável personalizada do Windows 7.

Abra novamente o atalho Iniciar > Todos os Programas > Microsoft Windows AIK > Deployment Tools Command Prompt – clique com o botão direito e escolha Executar como administrador.

Antes de criarmos a imagem, verifique o tamanho final do arquivo Install.wim que criou. Se o tamanho do arquivo for superior a 4,5GB será necessário informar a ordem de inicialização dos arquivos necessários para o boot da imagem.

Se o tamanho for superior a 4,5GB, abra o Bloco de notas, copie o conteúdo abaixo e cole no mesmo. Salve o arquivo no C:\ com o nome Bootorder.txt.

bootmgr
boot\bcd
boot\boot.sdi
boot\bootfix.bin
boot\bootsect.exe
boot\etfsboot.com
boot\memtest.efi
boot\memtest.exe
boot\en-us\bootsect.exe.mui
boot\fonts\chs_boot.ttf
boot\fonts\cht_boot.ttf
boot\fonts\jpn_boot.ttf
boot\fonts\kor_boot.ttf
boot\fonts\wgl4_boot.ttf
sources\boot.wim

Digite o comando:

oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bD:\Windows7\boot\etfsboot.com D:\Windows7 D:\Temp\Windows7Custom.iso -l”Windows 7 Custom”

Caso não possua uma imagem superior a 4,5GB, remova o conjunto -yoC:\Bootorder.txt do comando anterior.

Grave a imagem resultante do comando anterior em um DVD e/ou Pendrive e utilize-a em uma máquina virtual, pore exemplo, para validar o resultado final: uma imagem personalizada tal como a que capturou no inicio.

Uma observação importante neste processo quando atingimos um tamanho superior a 4.5GB no arquivo install.wim é que após gerar a imagem ISO com o utilitário OSCDIMG, ao efetuar uma instalação o processo podemos receber uma falha tendo como resultado uma mensagem de erro informando que o arquivo install.wim está corrompido.

Este problema está ligado ao padrão ISO 9660 utilizado no processo de criação da imagem ISO que limita o tamanho de um arquivo a 4GB.

Se você receber algum tipo de erro no processo de instalação referente ao arquivo install.wim e possuir uma imagem superior a 4GB minha recomendação é que seja criado um DVD estendido de instalação.

Como criar este DVD estendido? É simples caro leitor!

Você precisará efetuar os seguintes passos tendo como referência um arquivo install.wim com tamanho de 6GB:

  1. Crie os diretórios C:\DVD1, C:\DVD2 e C:\TEMP.
  2. Copie o conteúdo do DVD de instalação do Windows 7 para ambos os diretórios C:\DVD1 e C:\DVD2.
  3. Crie o diretório C:\Custom e armazene o arquivo install.wim gerado na captura da imagem personalizada.
  4. Abra o utilitário Deployment Tools Command Prompt com privilégios elevados.
  5. Execute o comando a seguir: ImageX /Split C:\Custom\Install.wim C:\Custom\Install.swm 3072 – este comando irá quebrar o arquivo install.wim em partes com tamanhos de 3GB ou menores de nomes install.swm, install1.swm,…, installN.swm.
  6. Exclua o arquivo C:\DVD1\sources\install.wim e C:\DVD2\sources\install.wim.
  7. Copie o arquivo C:\Custom\install.swm para C:\DVD1\sources.
  8. Copie o arquivo C:\Custom\install1.swm para C:\DVD2\sources.
  9. Execute novamente o utilitário OSCDIMG em ambos os diretório DVD1 e DVD2: oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bC:\DVD1\boot\etfsboot.com C:\DVD1 C:\TEMP\Windows7Custom_DVD1.iso. Em seguida o segundo comando:oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bC:\DVD2\boot\etfsboot.com C:\DVD2 C:\TEMP\Windows7Custom_DVD2.iso.
  10. Grave a imagem Windows7Custom_DVD1.iso em um DVD e a imagem Windows7Custom_DVD2.iso em outro DVD.
  11. Inicie o processo de instalação do Windows 7 com o primeiro DVD e aguarde pela solicitação do segundo DVD.

O Windows Setup iniciará o processo de instalação identificando que o arquivo usado, install.swm, é parte de outro arquivo estendido e automaticamente solicitará os DVD necessários.

A criação dos diretório DVD1, DVD2,…,DVDN serão definidos de acordo com o número de arquivos resultantes do comando ImageX /Split. Se obtiver três (3) arquivo .swm deverá criar os diretórios DVD1, DVD2 e DVD3 e assim em diante.

Retornando agora ao assunto do artigo, é indispensável citar aqui que não é necessário desabilitar a conta Built-in Administrator que ativamos no inicio. O SysPrep realiza esta ação por default em seu processo de preparação da imagem.

Um detalhe de suma importância também já que estamos próximos do lançamento do Service Pack 1 para o Windows 7 é que o processo que realizamos aqui serve para integrarmos o mesmo a imagem.

Faça a instalação do SP1 e refaça todos os passos aqui indicados. Lembrem-se também que agora vocês já podem aplicar os passos para criar uma instalação não assistida como citei no inicio.

One thought on “Criando uma imagem personalizada do Windows 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 9 =