Spoofing

O spoofing é um tipo de ataque no qual um hacker se passa por outro aparelho ou usuário de uma rede com o objetivo de roubar dados, disseminar malware ou contornar controles de acesso. Suas formas mais comuns são spoofing de IP, e-mail e DNS.

O que é spoofing?

Assim como os criminosos e estelionatários do mundo real, os ladrões virtuais podem falsificar informações para roubar dados importantes ou obter acesso a contas bancárias. Essa prática é chamada de spoofing, um termo que engloba a falsificação de endereços IP (enviar mensagens para um computador usando um endereço IP que simula uma fonte confiável), de e-mails (falsificar o cabeçalho de um e-mail para disfarçar sua origem) e de DNS (modificar o servidor de DNS para redirecionar um nome de domínio específico para outro endereço IP).

Spoofing
Como funciona o spoofing?

Spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável, quando a realidade é bem diferente. Por exemplo, hackers podem fazer um spoofing de e-mail, enviando a você mensagens que pareçam vir de alguém em quem você confia como forma de fazê-lo fornecer dados sigilosos. Ou então eles podem realizar o spoofing de IP e DNS para tentar fazer com que sua rede direcione você para sites fraudulentos que vão infectar seu computador.

Como reconhecer o spoofing?

O spoofing de e-mail é o mais fácil de reconhecer, pois visa diretamente os usuários. Qualquer e-mail estranho que solicite informações sigilosas pode ser uma falsificação, especialmente se pedir nomes de usuários ou senhas. Lembre-se: sites legítimos nunca pedem esses dados. Você também pode verificar o endereço do e-mail para garantir que ele venha de uma conta confiável. No entanto, talvez você nunca fique sabendo se for vítima de spoofing de IP ou DNS, embora seja recomendável ficar atento a pequenas mudanças ou comportamentos incomuns, que podem fornecer alguma pista. Na dúvida, é melhor agir com cautela para evitar qualquer erro grave.

É possível eliminar o spoofing?

Como o spoofing é um tipo de falsificação, não é algo que se consiga eliminar. Mas é possível se proteger tendo bom senso e critério ao navegar e responder e-mails, mesmo que você os considere confiáveis.

Como evitar o spoofing
  • Não responda a nenhum e-mail que solicite informações de contas ou login
  • Confira o remetente de qualquer e-mail suspeito
  • Esteja atento a qualquer mudança na aparência ou no comportamento de sites confiáveis
Proteja-se contra o spoofing

Para se proteger contra o spoofing, fique atento à sua segurança enquanto estiver on-line. Mas você pode fazer muito mais, como usar:

  • Antívirus
  • Bloquear Sites Supeitos
  • Controlar Instalação de Programaas
  • Atualizar o Windows Update
  • Firewall

Isso protegerão contra sites falsos e também poderão identificar e remover qualquer vírus que tente invadir sua rede.

Consulte nossos serviços:
https://www.alvesnet.com.br/index.php/loja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =